top of page

GDEMU - tirando o DREAMCAST da gaveta!


Em 27 de novembro de 1998 era lançado o último console da SEGA, o Dreamcast. Os mais saudosistas dizem que foi o console mais injustiçado da história dos videogames (será?).

De fato, a SEGA foi a primeira a mostrar as cartas na época em que o Playstation One era o mais popular, e talvez esse tenha sido um dos erros da empresa. Vivíamos a era do boom tecnológico, popularização da internet, inovação das mídias (pen drive e dvd) e , justo nessa época, o console saía com mídias em GD-ROM (1,2 GB),o que exigia muito esforço dos programadores para colocar games bons em mídias pequenas.

Pouco tempo depois, em 4 de março de 2000, a Sony lançava o console Playstation2, com mídias de DVD-ROM (4,7GB), o que possibilitava a produção de jogos bem maiores e melhores que os de seus concorrentes.


Mas tamanho é documento? Penso que não. A Nintendo, em 2001, foi a última a dar o passo na geração de novos consoles e conseguiu tocar bem seu GameCube com ótimos jogos ( Mário, Resident Evil) utilizando apenas 1,5GB de um mini DVD.

O que pesou mesmo para a SEGA, ao meu ver, foi a criatividade e diversão e, no caso da Nintendo, foi possível aprender com os erros de sua concorrente e posterior aliada.


Talvez, o grande diferencial que limitou o SEGA DREAMCAST de deslanchar na época tenha sido a falta de foco no mercado consumidor. A Sony realizava verdadeiros "filmes" dentro dos games, já a SEGA, ainda insistia em levar apenas os arcades para dentro das casas.

Este foi o mesmo erro que levou o NEOGEO a sumir do mercado. As pessoas queriam viver histórias e não apenas ter um game de arcade.


Ainda sim, o console tem ótimos títulos lançados, como ShenMue I e II, Sonic, Resident Evil Code Veronica, entre outros. Mas faltou lançar um RE4, Onimusha 3 e outras obras-primas que possibilitassem utilizar todo o potencial do console. Vale lembrar que , mesmo assim, muitos vêm tentado manter a memória do console ativa, realizando novos ports para o console ainda em 2022 (24 anos depois de seu lançamento).



ALGUÉM VIU MEUS ÓCULOS?

Depois de tanto tempo, é natural que a maior parte dos consoles DREAMCAST que ainda rolam no mercado tenham problemas na leitura das mídias, em especial os fabricados pela TECTOY no Brasil pois, na época, a pirataria dos games era algo corriqueiro no país. Assim jogávamos, mas as leitoras de GD-ROM eram forçadas e danificadas pelas mídias de baixíssima qualidade.




INSTALANDO A GDEMU EM 4 PASSOS


A GDEMU , como o próprio nome insinua, nada mais é que uma placa que EMULA a GD-ROM. Ela substitui a leitora e permite que o videogame opere por meio das roms dos jogos (arquivos), que são colocadas em um cartão SD. Ela pode ser adquirida no AliExpress por aproximadamente R$300,00.



PASSO 1 - REMOVA A TAMPA TRASEIRA DO CONSOLE


Com uma chave philips, remova os quatro parafusos da parte traseira do console. 3 são visíveis, o quarto está atrás da tampa do modem (será necessário removê-la). Então, remova a tampa superior do console.



PASSO 2 - REMOVA A UNIDADE DE GD-ROM


Não existem segredos para remover a unidade de GD-ROM. É necessário apenas desparafusar e remover a unidade por inteiro, sem a necessidade de remoção dos flats ou da tampa superior da leitora.



PASSO 3 - INSIRA A GDEMU

Antes de colocar a leitora no console, insira cuidadosamente os 3 espaçadores plásticos que vêm com a GDEMU. O segredo aqui é segurar a placa sempre pelas pontas e rosquear o espaçador de forma que a ponta fique virada para cima (lado do soquete do cartão SD). Depois de colocados os espaçadores, basta inserir a placa no encaixe da leitora de GD-ROM.



PASSO 4 - FORMATANDO O CARTÃO SD

Em alguns testes realizados, não foi necessário realizar qualquer tipo de formatação especial para os cartões de 4GB, apenas a formatação rápida pelo Windows em FAT32 foi o suficiente. Já nos cartões de 32GB para cima, foi necessário utilizar softwares específicos para a formatação em FAT32, que é o tipo aceito pela GDEMU.

Para esse caso específico, utilizei o SD CARD FORMATTER, e depois organizei os arquivos através do GDEMU SD CARD MAKER.



Se tudo estiver OK, após ligar o console, a GDEMU deve dar uma rápida piscada e iniciar a tela de boot com os jogos do cartão SD. Caso a leitora acenda a luz vermelha e permaneça acesa, será necessário realizar novamente a formatação do cartão.

Espero ter ajudado! Até a próxima...

Comments


Assine nossa newsletter

Obrigado por enviar!

© 2020 Editado por Murilo Rossener Cursino. 

bottom of page